Exemplo de uma má fotografia

Uma boa ou má fotografia é quase sempre subjectivo. Uns dizem que está boa, outras que é muito bonita, outros nem por isso e claro há sempre aqueles que dizem que nem os cegos a querem ver.

Vamos ver um exemplo de uma simples fotografia:

Vila de Manteigas - Original

É simplesmente uma foto tirada por um amigo. Sem nenhum objectivo ou preparo a tirar a fotografia. Apenas apontar e seguir caminho.

Vamos ver o que está de errado com esta foto.

1- Está torta

2 -Está buzia

3- Está azul

4 - Não tem elemento objectivo.

Uma pessoa à primeira vista tem sempre tendência a olhar para os pontos mais claros. Nesta foto é o céu que está quase todo branco e depois a linha que define o muro. Olha-se para as nuvens a pairar e só depois se entra dentro da fotografia. Começam a ver as pequenas casa e os contornos da estradas.

O que fazer com isto...

Tratar os dois primeiros pontos.

Direita

Este processo é relativamente simples. escolhe-se uma linha do horizonte, um poste vertical e em geral o processo esta feito sem problemas de maior.

Agora ajustar a claridade:

Ajuste da claridade

Neste processo, basta escolher um pixel que esteja preto outro a branco.

Para melhorar o equilíbrio da imagem também se tem de encontrar um ponto que tenha um cinzento neutro. Este ponto é mais difícil de escolher uma vez que podem haver muitos ou muitos poucos. A ajuda de um software de edição de imagem é altamente aconselhada.

Emendar o ponto 3.

Certas pessoas são surdas de tons musicais, outras de tons de cores.

Mas esta foto esta certamente com um ar azulado anormal. Como isto é possível? As câmaras não são perfeitas e as pessoas que as ajustam ainda menos. Muitos factores podem alterar a cor original. O principal é a luz actual.

Vamos ver como fica a foto depois de uma correcção de cor:

Correcção de cor

Agora parece estar com um tom amarelo. Mas importem a fotografia e verificam por observação do histograma que contem as percentagens equilibradas de cores.

Agora é o ponto mais crítico na fotografia. O que cortar/evidenciar?

Para ajudar neste processo, geralmente aumenta-se o contraste. Isto torna a imagem mais viva.

Contraste

Na fotografia agora -se com sem esforço os relevos formados pelas árvores na montanhas, e as separações entre muro-> árvores -> vila -> vale -> céu. O nevoeiro também ficou um pouco mais evidenciado.

Vamos então finalizar o corte.

Está é a parte mais subjectiva de todo o processo. Decidir o sai e o que fica.

Na minha opinião pessoal.... o céu não ajuda nada. O muro até acho piada, tem um tom amarelo escuro. Característico da luz da manhã. O que me preocupa é mesmo as montanhas não estarem mais bem definidas. Devia-se ver melhor os contornos da duas montanhas a formar o vale e ter um belo sol azul. Mas isto não é para adicionar coisa à fotografia. Isso é outra área. Aqui trabalha-se com o que se tem.

O meu corte final ficou assim:

Acho que esta foto, em relação à original dá uma melhor perspectiva sobre os contornos reais do vale. Evidência também a desproporção descomunal do tamanho entre as casa e as montanhas que as rodeiam. Lembrando-nos da nossa enorme pequenez.

2 comentários:

girly disse...

Só para ser do contra: lol
Não concordo, para se tirar uma boa foto não é necessario estar tudo alinhadinho nem centrado. A foto que dizes estar má e não ter elemento objectivo, na minha opinião tem perspectiva, não é uma foto muito boa, mas não está mal, e resulta melhor torta do que direita. quanto á cor e contrastes ficou melhor.

Francine Esqueda disse...

Isso tudo é maravilhoso!
Parabéns!