Steve McCurry

Steve McCurry é um um fotojornalista Norte-Americano. Ele é conhecido pela fotos carregadas de emoção. Capta o espírito humano como ninguém. Fez inúmeros trabalhos em zonas de conflitos de guerra, Irão-Iraque, Beirute, Cambógia e Golfo Pérsico. Actualmente (2007) está no Afeganistão.

Muita gente não sabe de quem estou a falar... mas ele é o autor de uma das fotografias mais famosas. Um retracto que qualquer pessoa recolhece. Não acreditam???

 

 

e agora? Sim, foi o ponto mais alto da carreira dele. Mas para ele fotografia é apenas o meio para mostrar às outras pessoas do pior que o ser humano (mais desumano) é capaz de fazer. É um trabalho de uma vida. Quem é que aos 57 anos se vai meter no meio de uma zona conflituosa com um bocado de plástico que tira fotografias? Há grupos extremistas que são contra tudo o que seja moderno, se calhar ele tira uma fotografia a algum deles leva logo um tiro.

Agora um pouco da história desta fotografia. Foi tirada no Afeganistão em 1984. Era apenas uma singela foto entre milhares. Quando o redatores da National Geographic a viram foi logo para a capa. E Steve McCurry, voltou para o Afeganistão. Havia um problema. Foi feito o artigo sobre as atrocidades que na altura se passavam. Mas ninguém sabia quem ela era. Apenas se sabia que era refugiada...

A revista National Geographic designou esta fotografia como "a fotografia mais reconhecida" na sua história.

15 anos mais tarde, a mulher foi encontrada.

Vejam a noticia no site da revista aqui.

Mas mais importante, o site deste ilustre senhor Steve McCurry

 

Sem comentários: